As actividades agrupam-se em quatro grupos: actividades desportivas, actividades de animação sociocultural, actividades de educação e actividades de promoção da saúde.
A toxicodependência sendo uma problemática multifactorial, necessita de uma intervenção concertada abrangendo a prevenção, o tratamento, a redução de riscos e, sem dúvida, a reinserção social. Assim este projecto propõem-se a criar mais uma resposta que permita ao individuo toxicodependente em reabilitação, ter um espaço onde desenvolva actividades de natureza ocupacional tendo em vista a sua re-integração profissional e/ou pré-profissional e o desenvolvimento de competências sociais, num regime ambulatório.
Um indivíduo que inicia um projecto de tratamento, devido ao longo período de consumos necessita de desenvolver estratégias de empowerment, para se conseguir reinserir. A abstinência de consumos é prioritária numa primeira fase, mas só com apoios estruturados e organizados de natureza técnica se promove a prevenção da recaída.
O reestabelecimento da confiança do próprio e dos que o rodeiam, nomeadamente a família, será um processo longo e faseado, pelo que nos propomos apoiar nesta fase com o recurso a um conjunto de actividades do seu interesse, promovendo um bom ambiente relacional e a promoção de hábitos de vida saudável.
A sua gestão assenta numa lógica de parceria com diversas entidades nomeadamente o Espaço de Segurança Social da Madeira, o IDRAM, a Câmara Municipal do Funchal, a Junta de Freguesia de Imaculado Coração de Maria e o Instituto de Emprego da Madeira-IP RAM.